tag:blogger.com,1999:blog-60230352024-03-12T20:45:12.535-03:00Mídias digitaisComentários sobre a evolução das tecnológicas e das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC.José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.comBlogger137125tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-10589458627554937022009-04-29T14:25:00.001-03:002009-04-29T14:25:39.556-03:00Projeto UCA: suspeitas de tramóia!O projeto Um Computador Por Aluno - UCA, deve ser centro de uma disputa industrial nos próximos dias.<br><br><a href="http://www.tiinside.com.br/News.aspx?ID=127848&C=265">Vazou na imprensa a notícia de que o laptop <b>Mobilis</b>, parceria da indiana <b>Encore </b>com a brasileira <b>Comsat</b>, teria rodado nos testes de aderência</a> ao edital de compra de 150 mil unidades para a segunda fase de testes do UCA.<br> <br>Agora, fonte ligada à <b>Comsat </b>diz que houve "treta": haveria provas fotográficas de que o <b>Mobilis </b>teria passado em todos os testes, mas o equipamento teria sido "violado na presença de concorrentes", incluindo seções fotográficas de circuitos desnudos. <br> <br>Não foi citado, mas sabe-se que os concorrentes são equipamentos Classmate, plataforma de referência da Intel fabricada no país pela Positivo e CCE. Fala-se em "guerra". <a href="http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=18324&sid=14">Os concorrentes do Mobilis já começam a <b><i>plantar notícias</i></b> na imprensa especializada</a>. A própria notícia do resultado dos testes é estranha... um jornalistas de TI cita fonte não identificada no MEC... estranho, isso. O normal é que quem cubra TI tenha fontes na indústria de TI.<br> <br>Como testemunha da boa qualidade do <b>Mobilis</b>, é apontado o professor Shara, da Universidade Federal Fluminense.<br><br>O assunto vai para o tapetão TCU na segunda-feira, 4 de maio de 2009.<br clear="all"><br>José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-43626960643103451542009-04-25T17:12:00.002-03:002009-04-25T17:48:30.949-03:00Ficha de Dilma: DEOPS tinha PHOTOSHEOPS<span style="font-size:85%;">Muito cuidado com manipulações por fontes.</span>
Um leitor do Luiz Nassif levantou a bola sobre a suposta ficha de Dilma Rousseff publicada pela FSP:
<blockquote style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;" class="gmail_quote"> # 25/04/2009 - 11:49 Enviado por: Cláudio
Nassif, repare com essa imagem maior, repare que foi feita digitalmente!!! Pra mim que sou Designer, fica muito claro.
Link: <a href="http://mznnews.files.wordpress.com/2009/01/mzn-ficha-dilma-deops.jpg">http://mznnews.files.wordpress.com/2009/01/mzn-ficha-dilma-deops.jpg</a>
</blockquote>
Bem observado! Olhando a imagem maior que o leitor mandou, vê-se que as fontes tipográficas digitais do documento são <b>MS Sans Serif </b>(as pretinhas) e <b>Courier News</b>, as vermelhas (esta, cuidadosamente manipulada para deslocar algumas letras e parecer máquina de escrever).
A impressão digital é claramente <i>fotoxopada</i>.
Além destes detalhes grosseiramente fraudados, as linhas retas são muito retas e perfeitas para um documento escaneado. À direita, há um borrão no fundo, parecendo que um brasão foi apagado.
A simples visão do documento permite verificar a fraude, seja nesta boa resolução que o leitor mandou, seja na reprodução P&B que circula em sites direitistas.
A ficha não é falsa porque não existe formulário de papel verdadeiro a ser falsificado. É simplesmente uma <b>FRAUDE DA INTERNET</b>.
Isto salta aos olhos. Foi um <b>boimate</b> da Folha.
Ou o DEOPS tinha computadores gráficos com Windows em 1970. Esta hipótese não pode ser descartada.
A Folha de São Paulo deve desculpas por<a href="http://www.google.com/notebook/public/03904464067865211657/BDRl1SgoQ6puU640k"> suas desculpas pondo em dúvida a não-fraude deste documento</a>.José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-67282839564069755672009-04-25T10:56:00.003-03:002009-04-25T11:00:12.459-03:00Eu tinha uma telinha que se chamava Mary Lou<div class="gmail_quote">A espertíssima engenheira Mary Lou Jepsen, ex-Intel, ex-OLPC, está sempre em contato com os fabricantes chineses do eixo Taiwan-Suzhou. Conhece as necessidades do mercado e a capacidade da indústria. Fez de uma ótima ideia um produto que promete bombar: telinha de 10 polegadas netbook-ready, poupadora de energia, modo e-book e colorido. De quebra, aproveita a capacidade ociosa da indústria de LCDs. Era o que falta para computadores feitos para se usar ao ar livre.
Onde se compra ações da Pixel Qi?
<div style="margin: 0px 2px; padding-top: 1px; background-color: rgb(195, 217, 255); font-size: 1px ! important; line-height: 0px ! important;"> </div> <div style="margin: 0px 1px; padding-top: 1px; background-color: rgb(195, 217, 255); font-size: 1px ! important; line-height: 0px ! important;"> </div> <div style="padding: 4px; background-color: rgb(195, 217, 255);"><h3 style="margin: 0px 3px; font-family: sans-serif;">Enviado para você por Meira da Rocha através do Google Reader:</h3></div> <div style="margin: 0px 1px; padding-top: 1px; background-color: rgb(195, 217, 255); font-size: 1px ! important; line-height: 0px ! important;"> </div> <div style="margin: 0px 2px; padding-top: 1px; background-color: rgb(195, 217, 255); font-size: 1px ! important; line-height: 0px ! important;"> </div> <div style="margin: 0px 10px; overflow: auto; font-family: sans-serif; width: 100%;"><h2 style="margin: 0.25em 0pt 0pt;"><div><a href="http://pixelqi.com/blog1/2009/04/23/samples-due-soon/" target="_blank">Samples Due Soon</a></div> </h2> <div style="margin-bottom: 0.5em;">via <a href="http://pixelqi.com/blog1" target="_blank">What's Happening at Pixel Qi - Mary Lou Jepsen's Blog</a> de mary_lou_jepsen em 23/04/09</div>
<p>Yesterday I spoke at the Interactive Displays conference in San Jose, CA and announced that samples of our screens are due at the end of May/early June. These samples are being made in the ample spare capacity of one of the largest LCD manufacturers in the world - and thus can be moved into high volume mass production quickly - this fall really. </p> <p>We are starting with a 10.1″ screen that can fit into a standard netbook laptop, and is driven in the same way. It's plug, form, fit compatible - meaning one can unplug the existing screen in a 10″ netbook and plug our new screen right in.</p> <p>These screens have a paper-white epaper look with very high resolution and contrast - and - video rate update to allow scrolling, looking at video clips and so forth. With the backlight on they sport full color saturation and video.</p> <p>More details to follow in the coming weeks,
Mary Lou</p></div></div>José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-24583715521886883702008-12-15T21:03:00.001-02:002008-12-15T21:03:21.760-02:00Conteúdo para SBTVD: valerá a pena aprender?Conteúdo para o Sistema Brasileiro de TV Digital é a bola que está picando na área das mídias digitais. Existe grande interesse do governo para o desenvolvimento de conteúdo, especialmente para conteúdo interativo (para uma interatividade que ainda não existe, mas...)<br> <br> No início de 2009, o grupo que desenvolve o Ginga (software que fica no conversor de TV) publicará um LiveCD (Sistema operacional que roda direto do CD, sem precisar ser instalado no PC) com o middleware. Assim, poderemos testar mais facilmente a linguagem da TV digital brasileira e avaliarmos suas possibilidades.<br> <br> Os riscos de irmos para este caminho, assim como os riscos da própria TV digital brasileira, é que ela seja ultrapassada pela TV internet e que nunca decole, justamente pela necessidade de retorno por linha discada para ter interatividade. <br> <br> Mas o governo aposta em serviços públicos pela TV, jogando as fichas na facilidade de interação proporcionada pelo controle remoto, supostamente mais fácil de usar que um teclado de PC.<br> <br> Soma-se a isto o fato de que TV é uma mídia coletiva, e PC, uma mídia pessoal. O lugar de TV é na sala, do PC é no quarto. <br> <br> Talvez até as duas mídias possam conviver, a TV ligada em banda larga assim como o PC, mas com uso social diferente. Se isto se confirmar, a aposta no desenvolvimento de conteúdo para TV digital pode ser a <b>megasena midiática</b>. Ou, no mínimo, um bom emprego na Globo.<br clear="all"><br>José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-11685029536994448922008-08-16T22:33:00.001-03:002008-08-16T22:35:03.686-03:00Matrix empastela Neo JornalO <a href="http://www.novojornal.com.br/" target="_blank">Novo Jornal de Minas Gerais</a> foi fechado (o que se chama empastelar, no jargão jornalístico) pela Promotoria de Combate aos Crimes Cibernéticos , "enquanto se apuram crimes ". Ou seja, foi <b>censurado </b>pelo Ministério Público mineiro.
Mas é interessante a imagem da capa do veículo censurado: será que foi a promotoria de MG que criou? Caso positivo, de que lado da Matrix ela imagina que está?
E fico no dúvida sobre o que seria crime cibernético. Um crime contra robôs? um crime contra organismos autogeridos?
Via <a href="http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=498CID008" target="_blank">Observatório da Imprensa</a>.José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-69178803441155749832007-10-11T17:16:00.001-03:002007-10-11T17:16:47.445-03:00O bom e velho jornalismo está morrendoUm bom instantâneo do panorama atual do jornalismo.<br><br><a href="http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?msg=ok&cod=441IMQ004&#c" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)"> http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?msg=ok&cod=441IMQ004&#c </a><br><br>Achei relevante este trecho:<br><br><blockquote style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;" class="gmail_quote">É claro que ser capaz de produzir em várias mídias não quer dizer que o jornalista será obrigado a produzir em várias mídias. Américo Martins, editor-executivo para as Américas do serviço mundial da BBC, diz que houve um tempo, há alguns anos, em que se imaginava que isso seria comum, mas as redações descobriram que é impossível mandar um jornalista para o campo com uma "maleta multimídia" e esperar que ele mande textos em tempo real, grave uma áudio-reportagem e ainda apareça no noticiário da noite, na TV, com uma reportagem contextualizada. <br></blockquote><br>Há uns dois anos um professor espanhol criticava a falta de recursos multimídia no jornalismo online. É uma crítica recorrente. Mas a realidade é que, por enquanto, ainda é muito caro e demorado usar os principais recursos. Ou se publica rapidamente um material meio bruto (vídeo e áudio sem muita edição, por exemplo), ou se faz um produto bem elaborado mas demorado. <br><br>Claro que isso pode mudar na medida em que surjam ferramentas que facilitem a edição e publicação. Pequenas mudanças já aparecem, como o <span style="font-style: italic;">quick upload</span> ou envio por celular, no You Tube. <br>José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-44530170555622873092007-09-20T02:30:00.000-03:002007-09-20T05:59:07.448-03:00A mágica de WozEthan Zuckerman dá um resumo da <a href="http://www.ethanzuckerman.com/blog/2007/09/14/idea-festival-woz-wow/">fala de Steve Wozniak no Idea Festival</a>, contando sua participação na pré-história da microinformática.
Extremamente geeky, mas é bom pra gente ver como o ser humano (desde que estude bastante e more na Califórnia) consegue manipular a natureza. No caso, chips de silício.
Atari, Pong, Breakout, Apple e como a HP perdeu a chance de inventar os microcomputadores.José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-38444544181015516282007-09-19T02:04:00.001-03:002007-09-19T02:04:26.901-03:00Brasil vai do 38º ao 13º lugar em e-GovernoUm professor da Georgia State University, Darrell M. West, faz levantamento anual sobre e-governança (que nome horrível!).<br><br>De 2006 pra 2007, o Brasil foi da 38ª posição (32 pontos em 100) para a 13ª (41 pontos). Entre a chinelagem, Turquia também faz bonito. <br><br>O ranking vai até 100 pontos e envolve 198 países.<br><br>Veja o PDF <a href="http://www.library.gsu.edu/news/index.asp?view=details&ID=13683&typeID=69">Global E-Government, 2007</a> com ranking completo, metodologia etc. <br><br>Via <a href="http://www.pplware.com/?p=6400#more-6400">Peopleware</a>.<br clear="all"><br>José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-39577891323248388022007-08-11T15:52:00.001-03:002007-08-11T15:52:44.716-03:00Tragam uma criança de dez anosQuando disseram a Groucho Marx "Até uma criança de cinco anos pode fazer isso", ele respondeu: "Então tragam uma criança de cinco anos".<br><br>Pois se o laptop das crianças estragar, elas próprias podem fazer a manutenção: <br><blockquote>5. Repair: After Mitch Bradley asserted that a 10-year old could<br>replace an XO motherboard, Joel Stanley was tasked with overseeing<br>just that. On Tuesday, 10-year old Philip and his 8-year old sister <br>Sophie were given an XO; using the instructions on the OLPC wiki they<br>disassembled and reassembled it (for the most part independently). It<br>didn't work the first time, so they proceeded to disassemble,<br>troubleshoot a loose wire, and reassemble the XO. This second pass, <br>when they were on their own, was successful (See<br><a onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" href="http://dev.laptop.org/%7Ejoel/xo-video/" target="_blank">http://dev.laptop.org/~joel/xo-video/</a>).<br clear="all"> </blockquote>Walter Bender, OLPC newsletter 2007-08-11<br><br>José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-13468115266181584812007-08-01T06:12:00.001-03:002007-08-01T06:12:03.210-03:00Tuquito lança livro sobre OLPC<a href="http://www.olpcnews.com/countries/argentina/olpc_tuquito_project_argentina.html">O projeto Tuquito é destaque no OLPC News</a>. O hermano <span style="font-weight: bold;">Pablo Frias</span> fala sobre o projeto de sistema operacional livre baseado em Linux, conta novidades sobre o apoio ao OLPC na Argentina e anuncia o primeiro livro (que eu saiba) sobre o OLPC. A obra é escrita em espanhol castelhano e pode ser <a href="http://olpcblog.tuquito.org.ar/wp-content/uploads/2007/02/informe.pdf">baixada em PDF</a>.<br><br>O logotipo do grupo é um simpático vagalume bem ao estilo dos afamados ilustradores argentinos.<br><br>-- <br>nome: "José Antonio Meira da Rocha" tratamento: "Prof. MS." <br>atividade: "Pesquisa e aprendizado em mídias digitais"<br>googletalk: email: MSN: <a href="mailto:joseantoniorocha@gmail.com">joseantoniorocha@gmail.com</a><br>ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor" <br>veículos: [ <a href="http://meiradarocha.jor.br">http://meiradarocha.jor.br</a> <a href="http://olpcitizen.blogspot.com">http://olpcitizen.blogspot.com</a> ] José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-91842551657082828472007-07-29T07:14:00.001-03:002007-07-29T07:14:46.080-03:00Revista de Harvard com abordagem equivocada sobre OLPC<a href="http://hir.harvard.edu/articles/1519/">Harvard International Review publica artigo sobre OLPC</a> com questões velhas, superadas ou fruto de má informação por parte do redator. Bastante estranho, vindo de uma publicação de Harvard. <br><br>Alguns pontos mais que discutíveis:<br><br><span style="font-weight: bold;"><span style="font-weight: bold;">*</span> O pobrerio precisa de professores qualificados, não de laptops.</span><br>E como qualificar professores, senão por EaD? <br><br><span style="font-weight: bold;">* Aldeias da África não precisam de internet.</span><br>Ah, tá... seres humanos não precisam se comunicar...<br><br><span style="font-weight: bold;"></span><span style="font-weight: bold;"> * Na área rural a rede mesh não vai funcionar.</span><br>Para os 10% da população rural, existe WiMax.<br><br><span style="font-weight: bold;">* O hardware é fraco, não roda MS Office.</span><br>Estranho, é semelhante ao que o redator devia usar há sete anos atrás para fazer as mesmas coisas que faz hoje. <br><br><span style="font-weight: bold;">* Vai dar virus.</span><br>Em sistema unix-like?<br><br><span style="font-weight: bold;">* O uso de <span style="font-style: italic;">software proprietário</span><span style="font-weight: bold;"> , em vez de Windows ou MacOS,</span> vai causar problemas de manutenção.</span> <br>Sério, ele disse isso!<br><br><span style="font-weight: bold;">* Tem pouco "conteúdo" </span><br>Toda a internet é pouco conteúdo? E o aprendizado novo deve ser feito por atividades e projetos, não por "contiúdo". <br><br><span style="font-weight: bold;">* Melhor seriam telecentros, não uma máquina por criança.</span><br> Telecentros são bons, mas são complementares. Um-por-um é melhor, mais eficiente, mais barato.<br> <br> <span style="font-weight: bold;">* Melhor seria um computador por família, não por criança.</span><br> Que tal dois ou três computadores por família, pelo mesmo preço?<br><br>E tem muitos outros equívocos. <br> <br> <span style="font-weight: bold;"></span>A HIR precisa escolher melhor seus redatores. Esse artigo pegou muito mal. Um vexame.<br><br>Via <a href="http://www.olpcnews.com/commentary/academia/critical_views_olpc_learning.html"> OLPC News</a>.<br><br>José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-19831806271524691872007-07-08T01:47:00.001-03:002007-07-08T01:47:52.330-03:00Nem só de Pan vive o homemTem também o <a href="http://www.colegiogbell.com.br/esle/">1º Encontro Sobre os Laptops na Educação</a>, no Rio de Janeiro, dia <span style="font-weight: bold;">14 de julho</span>, sábado, na <span style="font-weight: bold;"> Escola de Engenharia da Federal Fluminense</span>. O evento pretende divulgar entre professores os projetos OLPC/UCA e discutir usos pedagógicos das maquininhas móveis, através de palestras e conversas com os principais <span style="font-style: italic;">players </span>do negócio.<br><br>Confirmadas presenças de David Cavallo (OLPC), de representantes do UCA, do professor Schara (UFF), de blogueiros, de profissionais de Intel (falando sobre o Classmate PC) e da Encore (falando sobre o Mobilis). Além deste que vos escreve, que acha encontros presenciais muito caros e participará, de Porto Alegre, através de Skype Video no telão. <br><br>Mesmo feito para professores, o encontro é aberto. Uma boa oportunidade para os cariocas conhecerem mais sobre o início da revolução na educação e na mídia nacionais.<br clear="all"><br>José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-6021207655949079932007-06-20T13:00:00.001-03:002007-06-20T13:00:09.934-03:00Guru da informática está mal informadoO norte-americano <a href="http://en.wikipedia.org/wiki/Lee_Felsenstein">Lee Felsenstein</a> pode ser um grande guru da informática, mas está <a href="http://www.olpcnews.com/implementation/plan/technology_implementation.html"> muito mal informado sobre o projeto OLPC</a>. Parece que ele só olha para Cambridge e para o que está sendo feito por lá. Não toma conhecimento da movimentação no resto do mundo. Por exemplo:<br><blockquote style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;" class="gmail_quote"> When questions were raised, in many cases answers were avoided. The most egregious tactic was to say "<a href="http://www.olpcnews.com/commentary/press/debate_laptop_education.html">it's an education project, not a laptop project </a>" whenever questions were raised about the elements of the laptop, and to say "we're only making a laptop" when questions came up about the educational goals and methods of the project.<br></blockquote>O que ele queria? Que o OLPC se metesse nos sistemas educacionais dos países? O OLPC faz o laptop e sugere usos. Cada país escolhe como implementar o projeto. Ou seja, o OLPC não é o único <span style="font-style: italic;">player </span>no projeto. Cada um faz a sua parte.<br><blockquote style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;" class="gmail_quote">As <a href="http://fonly.typepad.com/fonlyblog/2005/11/problems_with_t.html"> I pointed out</a> in November 2005, the big problem with the OLPC project was the assumption that there is no need to work with the parents, the community leaders, and the <a href="http://www.olpcnews.com/use_cases/education/teachers_laptop_stakeholder.html">working educators</a> to develop the infrastructure needed to support the intended operation of the laptop. </blockquote><div>Não existe nenhum pressuposto de que a comunidade não deve ser envolvida. De onde ele tirou isso? Obviamente, ele não conhece o que está sendo desenvolvido no Brasil e outros países. O Brasil, pelo menos, já está fazendo tudo isto. <br></div><br>José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-30626283268724569802007-06-16T13:59:00.001-03:002007-06-16T13:59:56.351-03:00Intercom favorece monopólio de empresa estrangeira<span class="gmail_quote"></span>A <span style="font-weight: bold;">Intercom </span>- Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação -- exige que os trabalhos acadêmicos, para seu congresso anual, sejam entregues em formato do editor de texto MS Word. <br><br>Isto é um inaceitável favorecimento da Microsoft e um incentivo à pirataria.<br><br>No momento em que governos e empresas no mundo todo se voltam para o formato OpenDocument, aberto e documentado, a Intercom vai no caminho inverso da história. Em vez de usar editores de texto livres, abertos e gratuitos (como BROffice, AbiWord e Kwrite), professores deverão usar o MS Word, programa caro com formato fechado e não documentado. <br><br>E quantos pesquisadores compraram seu Word legalmente? <br><span class="sg">José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-82071177602173635242007-06-15T02:52:00.001-03:002007-06-15T02:52:54.549-03:00Grupo Abril ataca COCGrupo Abril, que tem seu próprio "sistema de ensino", está atacando o grupo COC na Veja, usando a voz de direitistas tipo "mídia sem máscara" e "escola sem partido".<br><br>O assunto está fervendo no Luiz Nassif ( <a href="http://z001.ig.com.br/ig/04/39/946471/blig/luisnassif/2007_06.html#post_18874487">http://z001.ig.com.br/ig/04/39/946471/blig/luisnassif/2007_06.html#post_18874487</a>)<br><br>Eu me lembro que há pouco tempo o New York Times divulgou o resultado morno dos sistemas de ensino nos EUA mas declarou que tem um sistema destes que não foi avaliado. Este tipo de comportamento ético nem passa pela cabeça do grupo Abril. <br clear="all"><br>José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-86237580288062982192007-06-03T22:41:00.001-03:002007-06-03T22:41:34.790-03:00Bliblioteca gráfica para o sistema editorial<div xmlns='http://www.w3.org/1999/xhtml'>Para o sistema editorial que imagino, juntando Scribus com banco de dados MySQL, será necessária uma biblioteca de manipulação de imagens, para tratamento de fotos por scripts Python. Vou testar esta: <a href='http://www.pythonware.com/products/pil/#pil116'>Python Imaging Library (PIL).</a></div>José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-29579535269276845692007-05-30T07:22:00.001-03:002007-05-31T09:52:46.279-03:00Usando Scribus+MySQLQuero buscar meus artigos de sites internet e publicar em papel. Com a evolução das ferramentas de código aberto, é possível hoje o casamento entre um <span style="font-weight: bold;">Content Management System</span> (<span style="font-weight: bold;">CMS</span>) -- como <span style="font-weight: bold;">WordPress</span> ou <span style="font-weight: bold;">Joomla</span> -- e um Desktop Publisher como <span style="font-weight: bold;">Scribus</span>, através de banco de dados MySQL. Estou estudando e desenvolvendo projetos nesta área. Aqui relato como venho fazendo.
<p></p><ol><li>Baixei e instalei o <a href="http://scribus.net/">Scribus.</a>
</li><li>Baixei os arquivos do <a href="http://sourceforge.net/projects/mysql-python">MySQLdb</a>, o módulos <span style="font-weight: bold;">Python 2.4 </span>para acessar <span style="font-weight: bold;">MySQL</span>.</li><li>Descomprimi dentro desta pasta do <span style="font-weight: bold;">Scribus</span>: <b>\lib\site-packages\</b>.</li><li>Pronto. Reiniciei o <span style="font-weight: bold;">Scribus </span>para acessar banco de dados do WordPress ou de qualquer outro gerenciador de conteúdo ou blog. </li></ol>O arranjo ainda está sendo testado. Mas, dando certo, permitirá que scripts automatizados diagramem grosseiramente as páginas de jornais. Todo o trabalho chato será feito por scripts. Depois, os diagramadores farão pequenos ou grandes ajustes nas páginas.
<h3>Carregando o módulo para acessar MySQL</h3>Se as instalações estiverem corretas, é possível controlar o banco de dados pelo console do <span style="font-weight: bold;">Scripter Scribus</span>, que nada mais é do que um console <span style="font-weight: bold;">Python</span>. Abri o console pelo menu "<span style="font-size:85%;"><span style="font-family:arial;">Script > Mostrar console</span></span>". Digitei o código:
<p><code>Import MySQLdb</code></p>
<p>E usei a tecla <span style="font-weight: bold;">F9</span> pra rodar este pedaço de programa. Não houve mensagem de erro, mas sei que tudo correu bem porque não aconteceu nada na tela de retorno do console Python. O que indica que foram carregadas sem problemas as bibliotecas para o <span style="font-weight: bold;">Python </span>acessar o <span style="font-weight: bold;">MySQL</span>.</p><p>Para receber mais informações sobre o módulo <span style="font-weight: bold;">MySQLdb</span>, digitei <span style="font-family:courier new;">help("MySQLdb")</span>, selecionei só este trecho e usei a tecla <span style="font-weight: bold;">F9</span>. O interpretador Python executou somente este trecho selecionado. No caso, o comando help listou a documentação completa do módulo.</p>
<h3>Usando o MySQLdb</h3>
<p>Eu tenho um servidor <a href="http://www.google.com/search?q=wamp+download">WAMP</a> rodando com um "espelho" do meu site com <span style="font-weight: bold;">Moodle</span>, <span style="font-weight: bold;">WordPress</span>, <span style="font-weight: bold;">osCommerce</span>. Portanto, tenho um banco de dados <span style="font-weight: bold;">MySQL </span>com a cópia do conteúdo de meu site. Eu posso acessar esse banco de dados e editá-lo pelo <span style="font-weight: bold;">OpenOffice Base</span>. Ou posso acessar pelo <span style="font-weight: bold;">Scribus </span>e usar o texto para diagramar o jornal de papel. Isso é feito através da linguagem script do <span style="font-weight: bold;">Scribus</span>.
</p><p>Uso código <span style="font-weight: bold;">Python </span>como este:
</p><pre>db=MySQLdb.connect(host="localhost", user="root", passwd="********", db="wordpress_database")
cursor=db.cursor()
cursor.execute("select * from wp_posts")
# Pega o total de linhas da tabela
numrows = int(cursor.rowcount)
# Pega e mostra uma linha por vez
for x in range(0,numrows):
row = cursor.fetchone()
print row[0], "-->", row[1]</pre>
<p>Isto imprimiu duas colunas de números no console. Não serviu para nada, apenas para eu ver que funciona a conexão Scribus-MySQL.</p>Então, vi que um script Scribus pode acessar um banco de dados MySQL e pegar material, textos, links de imagens, e montar páginas "sozinho"! Pode até gerar o PDF.<p></p>
<h3>Agora, todo um mundo novo à frente!</h3>
<p>Eu já imagino um <span style="font-weight: bold;">sistema editorial</span> montados em um CMS que já é o próprio site do veículo. O diagramador faz uma consulta no Scribus, e o script já puxa as matérias e entrega pré-diagramadas. Cada página é montada <span style="font-style: italic;">on the fly</span> apenas para visualização ou é montada definitivamente, depois que esgotou o prazo de fechamento.
</p><p>O departamento comercial de um veículo pode usar um <span style="font-weight: bold;">blog para recepção de anúncios destacados e classificados</span>. Scripts da diagramação lêem as informações de anúncios diretamente do banco de dados do comercial. Tudo em tempo real.</p>
<h3>Bibliografia</h3>
<ol>
<li><a href="http://www.python.org/topics/database/modules.html">Python Database modules</a>.
</li>
<li><a class="title_readon" href="http://www.devshed.com/c/a/Python/Database-Programming-in-Python-Accessing-MySQL/1/" rel="nofollow">Database Programming in Python: Accessing MySQL</a>
</li>
</ol>José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-57997691802204274492007-05-28T04:06:00.001-03:002007-05-31T00:07:29.661-03:00Junções, os links simbólicos do Windows<p>Um dos melhores recursos dos ambientes unix são os <b>links simbóicos</b>, ou <b>atalhos</b> que você cria para significar um outro arquivo ou diretório (pasta). O atalho vale como o arquivo original. Tudo o que ficê fizer no link simbólico está fazendo no arquivo original. No entanto, quando você apaga o link simbólico, o arquivo original <b>não é</b> apagado.
No sistema operacional Windows 2000 em diante existe o <b>link simbólico</b>, mas não há ferramentas para criá-lo. Então um hacker Windows desenvolveu sua própria: <a href="http://www.microsoft.com/brasil/technet/sysinternals/fileanddisk/junction.mspx">junction</a>.
Depois, o hacker foi contratado pela própria Microsoft, o que explica o programinha estar no site da Chuck Norris da informática.José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-29766079345045569662007-05-24T18:02:00.001-03:002007-05-24T18:02:50.675-03:00Todos os aeroportos do mundo no Google Earth<span class="gmail_quote">Pode ser útil pra quem precisa de informações aeronáuticas. Especialmente útil ao departamento de infográficos, pois permite fazer ótimos mashups.<br><br></span><div><span class="e" id="q_112bfe5474e28f02_1"> <a href="http://www.gelib.fox-fam.com/wp-content/uploads/2007/05/world-airports.kml" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)"> http://www.gelib.fox-fam.com/wp-content/uploads/2007/05/world-airports.kml</a><br clear="all"><span></span></span></div>José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-85030188507364079332007-05-21T07:47:00.001-03:002007-05-21T07:47:52.273-03:00O laptop de 12 gigabytesPerdido no meio das novidades semanais de Walter Bender (newsletter OLPC News, 2007-05-19), um detalhe volumoso:<br><br><blockquote style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;" class="gmail_quote"> Pierre Ossman tells us that an 8GB SD card worked on his XO, so now we know that we support 8G+ cards. Pierre also has a patch to significantly increase the speed of SD on our hardware.<br></blockquote><br>Então o laptop XO aceita cartão de memória SD de 8 gigabytes. Com as rotinas de compactação de dados do XO, essa capacidade pode chegar fácil aos 12 ou 13 gigabytes. <br><br>O cartão SD é o sucessor dos disquetes no transporte de dados. Agora, pode se tornar o substituto do HD. Sua velocidade de acesso é um pouco menor do que um HD rotativo atual. Se aproxima da velocidade de um HD de 5.400 rpm.<br><br>José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-40785368573053781342007-05-16T12:52:00.001-03:002007-05-16T12:52:10.635-03:00Matéria sobre UCA/OLPC esqueçe do LEC<div style="margin-left: 40px;"><div style="font-family: sans-serif;"><p><font size="+1">Alerta do Google de notícias sobre: <b>olpc</b></font></p> <p style="width: 600px;"> <a style="color: blue;" href="http://www3.atarde.com.br/vestibular/interna.jsp?xsl=noticia.xsl&xml=NOTICIA/2007/05/16/1076644.xml" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)"> Laptop na escola ainda gera polêmica</a><br> <font size="-1"><font color="#666666">A Tarde On Line - Salvador,BA,Brazil</font><br> <b>...</b> de São Paulo (USP) analisam três laptops de fabricantes diferentes: Classmate, da Intel, XO, da <b>OLPC</b> (One Laptop Per Child) e Mobilis, da Encore. <b>...</b></font></p></div></div>O veículo <span style="font-weight: bold;">A Tarde</span> esqueceu a parte mais importante do projeto UCA: o trabalho do <a href="http://www.lec.ufrgs.br">Laboratório de Estudos Cognitivos da Ufrgs </a>. Com o devido respeito ao trabalho dos outros pesquisadores, é o LEC que definirá os aspectos pedagógicos do projeto. Os outros laboratórios têm uma ênfase na tecnologia, não na pedagogia. <br><br>Interessantemente, o LEC também estava sendo esquecido pelo próprio grupo do governo. Só depois de muitos meses de UCA é que o trabalho do pessoal da profa. Léa Fagundes foi incluido no UCA por sugestão do próprio David Cavallo, em função do trabalho de muitos anos próximo ao pessoal do MIT. <br><br>O LEC e as experiências na <a href="http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&lr=lang_pt&hl=en&msa=0&msid=105048775508758475306.000001129586f2550521c">escola Luciana de Abreu</a> é que definirão os rumos da educação "um-por-um" no Brasil e no mundo. Essa é minha opinião. Quando eu disse isso diretamente ao pessoal do LEC e da escola, eles riram muito e negaram, modestamente. Mas o LEC é o grupo que que tem o trabalho mais avançado em pesquisas casando novas tecnologias com novas pedagogias, dentro do espírito MIT que deu origem ao OLPC. <br><br>Em entrevista com professores da Luciana de Abreu (estamos editando o vídeo para divulgar em breve), já vimos que a escola está preparada para levar adiante o projeto como replicadora. Professores aprendem e usar a maquininha em pouco tempo, e já estão adiantados em criação de atividades curriculares usando a tecnologia móvel. <br><br>Finalmente, no final da matéria d'A Tarde, uma palhinha da visão educativa da Intel:<br><br><div style="margin-left: 40px;">Na opinião do presidente da Intel Brasil, Oscar Clarke, para que o computador faça o papel do livro na sala de aula, é preciso uma reestruturação no modelo pedagógico das instituições públicas. "Os professores devem planejar as aulas com antecedência, tendo ciência dos sites que serão acessados".<br></div><br>Computador é só para substituir livro e navegar na internet? Não sei o quanto a fala do Intel-guy foi editada pelo jornalista. Mas juntando isso outras notícias sobre a parceria Intel-Positivo, há indícios de que a fabricante de chips veja a nova pedagogia apenas como usar material didático do sistema de ensino Positivo. <br>José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-23700141631326775622007-05-15T11:26:00.001-03:002007-05-15T11:26:24.770-03:00Seqüestro de crianças e o laptop dos cidadãosComoção na Europa pelo caso da <a href="http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/05/070515_portugalsuspeito_as.shtml">menina inglesa desaparecida em Portugal</a>.<br><br>Esse tipo de drama poderia ser minimizado por um hipotético programa " <a href="http://olpcitizen.blogspot.com">Um Laptop por Cidadão</a>" em que TODAS as pessoas tivessem seus laptops XO, incluindo bebês. Enquanto os pais se divertem, podem ficar monitorando os filhos através de vídeo/áudio e de software de detecção de movimento. <br clear="all"><br>José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-46068214044012239662007-05-14T23:28:00.001-03:002007-05-14T23:28:30.552-03:00Nove equívocos e um acertoProfessor brasileiro <a target="_blank" href="http://lattes.cnpq.br/9627675808739540">Carlo Emmanoel Oliveira Ph.D.</a>, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Núcleo de Computação Eletrônica, faz dez considerações sobre o OLPC <a href="http://paradynexus.blogspot.com/">no seu site</a> e no <a href="http://www.olpcnews.com/implementation/plan/ten_issues_child_laptop.html">OLPC News</a>.<br><br>São interessantes, mas vejo a maioria como equivocada ou fruto de desinformação. Comento aqui conforme o número das considerações no texto original. <br><br><span style="font-weight: bold;">10. Foco.</span> The focus of One Laptop Per Child has been completely on the technology with the goal that a new technology will change how we educate children". Equívoco. Pela milhonésima vez: o foco não é na tecnologia, é na educação, com embasamento em sólidos princípios pedagógicos. Neste momento se noticia muito tecnologia porque é a parte do projeto em desenvolvimento. <br><br><span style="font-weight: bold;">9. Visibilidade da tela (readability)</span>. Desinformação. Ele cita um estudo de 2005 com laptops convencionais.<br><br><span style="font-weight: bold;">8. Infraestrutura.</span> Isto já está sendo tratado pelo OLPC, com baterias, painéis solares, links por satélite. O governo brasileiro já está cuidando disso.<br><br><span style="font-weight: bold;">7. Nem todo o aprendizado pode ser feito por laptops </span>. Sim, ele tem razão.<br><br><span style="font-weight: bold;">6. Falta de conteúdo</span>. E o que é a internet? E os livros escolares? O projeto não precisa de "conteúdo", precisa de exemplos de atividades curriculares para os professores e alunos desenvolverem suas próprias atividades. OLPC não é estofo, é processo. <br><br><span style="font-weight: bold;">5. Teclados</span>. Ele diz que talvez precisássemos de lousas sensíveis ao toque e quadros-verdes digitais. Desinformação. O XO tem área sensível ao toque. E que tal um quadro digital enorme numa escola de Não-me-toque, interior do Rio Grande do Sul, ou num vilarejo de Uganda? <br><br><span style="font-weight: bold;">4. Escalabilidade.</span> Ele acha que um professor não poderá interagir com 50 crianças. Ora, Sugar é pra isso mesmo. Ele também mostra sua idéia (arcaica) de educação: alunos com cliquers respondendo a testes... <br><br><span style="font-weight: bold;">3. Ergonomia.</span> Escolas sem mesas obrigarão alunos a usarem o laptop em... bem, no lap top. Claro, capacetes com HUDs e comando manuais espaciais, tipo Minority Report, seriam uma solução melhor e mais ergonômica. <br><br><span style="font-weight: bold;">2. Problema errado.</span> O problema real seria a qualificação de professores. Bom, que tal usar uma rede de laptops para qualificar professores em cursos a distância? Para os professores aprenderem a usar os laptops levará uma semana, com ajuda dos pequenos. <br><br><span style="font-weight: bold;">1. Comunidade de aprendizado versus individualismo norte-americano.</span> Essa foi a número um, realmente. O OLPC é TUDO sobre aprendizado em conjunto e redes de aprendizado.<br><br> Em dez questões, ele tem razão em uma (número 7).<br clear="all"><br>José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-22860649429763268862007-05-07T18:29:00.001-03:002007-05-07T18:29:08.818-03:00O Peru entrou!<div><div style="font-family: sans-serif;"><p><font size="+1">Alerta do Google de notícias sobre: <b>olpc</b></font></p> <p style="width: 600px;"> <a style="color: blue;" href="http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052007/07052007-1.shl" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)"> Peru anuncia adesão ao XO, laptop de US$100</a><br> <font size="-1"><font color="#666666">Info Online - São Paulo,SP,Brazil</font><br> SÃO PAULO - O ministro da Educação do Peru, José Antonio Chang, anunciou que seu país fará encomendas à <b>OLPC</b> do XO. Chang fez o anúncio em Lima, <b>...</b><a href="http://news.google.com/news?hl=pt-BR&ncl=http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052007/07052007-1.shl" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)"><font color="green"> </font></a></font></p></div></div>José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6023035.post-7961145666285946192007-05-07T05:34:00.000-03:002007-05-07T14:15:51.291-03:00Embuta mapas no seu site<iframe src="http://www.dr2ooo.com/tools/maps/maps.php?zoom=13&ll=-30.032189,-51.218927&ctrl=true&kml=http%3A//maps.google.com/maps/ms%3Fie%3DUTF8%26hl%3Den%26msa%3D0%26output%3Dnl%26msid%3D105048775508758475306.0000011265a8cc1e3a99e&type=satellite&" style="width: 400px; height: 266px;"></iframe>
Embutir mapas do Google Maps em seu site agora ficou mais fácil. Primeiro, faça um mushup KML no Google My Maps e copie o endereço do KML. Depois, gere o código do mapa no site http://www.dr2ooo.com/tools/maps/. Cool!
<p></p>José Antonio Rochahttp://www.blogger.com/profile/18400326779941710772noreply@blogger.com