terça-feira, 30 de março de 2004

A verdade científica

Agora está cientificamente provado: troca de arquivos de música não impacta muito a venda de CD. Pena que jornalistas preguiçosos publicam qualquer número mentiroso que a indústria do entretenimento vomita para eles, sem a menor investigação. Alô, pauteiros! Se liguem! Vão estudar!

segunda-feira, 29 de março de 2004

Cartografia do ciberespaço

Nestor, interessante browser francês (ou melhor: capa pra o engine do Internet Explorer) que mostra as páginas navegadas em forma de árvore. Gratuito.

sábado, 27 de março de 2004

Zopix, Zope em CD Knoppix! Estou prevendo a Grande Era da Computação Portátil, onde a gente só vai carregar a mídia (como chaveiros de memória ou minidisks) e colocar em computadores diskless pelos cybercafés. Não só com os nossos dados, mas com o nosso sistema operacional...

quinta-feira, 25 de março de 2004

Prêmio Madame Natasha de informatiquês

Estou furungando por dentro da documentação do OpenOffice. Descobri que ele atende por uma porta TCP, pelo protocolo URP, e pode ser comandado por qualquer linguagem que tenha suporte para TCP/IP (Python e Java fazem isto). Isto seria uma coisa genial. Mas... estou cada vez mais impressionado com a complicação da documentação e das implementaçãos de C, C++, Java, interfaces e tudo o mais. Olhem como um sujeito descreve um tipo de dado chamado Sequence do protocolo de comunicação do OpenOffice:
Sequence Types
Let v = (v1, …, vk), k = 0, be a value of the sequence type with component type tc. It is represented as the compressed number k, followed by the representations of v1, …, vk of type tc, in that order. It is an error if k = 232.
Prêmio Madame Natasha de Piano e Informatiquês! Acho que o cara quis dizer que Sequence é uma sequência de valores precedida de um contador de 32 bits. Barbaridade! É com isso que a Sun Microsystems pretende suplantar a Microsoft? Por favor, KISS!

sexta-feira, 19 de março de 2004

Precisão suíça

"MySQL altera licença para facilitar distribuição junto com o PHP". Eu sei que tem uma legião que não gosta do MySQL, mas convenhamos: os caras sabem trabalhar e negociar numa comunidade open.

terça-feira, 16 de março de 2004

Corso

O saque dos corsários funciona assim:
  1. Uma entidade cheia de grana paga a campanha de políticos nos EUA ou Europa.
  2. Eleitos, os políticos fazem conchavos com a entidade, como mostra esta matéria da Wired sobre a indústria do cinema mandando no governo da Califórnia.
  3. Os políticos fazem leis mais leoninas pra garantir o butim.
  4. As leis internas dos países são impostas aos países da periferia através de ameaça de sanções econômicas, como no caso do Macintosh genérico feito pela Unitron no Brasil, nos anos 80.
O problema não são os "piratas", são os corsários, os que têm a carta de corso do rei, garantindo o roubo.

Extinção de dinossauros

Morreu o Speak Freely. O programa de Voice over IP de John Walker, fundador da Autodesk, não será mais desenvolvido. Parece que o ICQ usa este engine de voz. Espero que continue usando e desenvolvendo. De qualquer forma, é interessante ler a carta de despedida do Speak Freely e a análise de Walker sobre o problema do NAT nos acesso a internet. O NAT (network translation address) não permite que máquinas dentro de uma rede sejam acessíveis de fora. Isto acontece em alguns tipos de acesso banda larga, como internet por rádio, ou quando se usa o modem como router, compartilhando o acesso com vários micros em uma rede doméstica. Para Walker, isto é um problema político, porque tira o direito de expressão das pessoas. O direito de colocar um servidor web, por exemplo, ou hospedar um programa de troca de arquivos.

quinta-feira, 11 de março de 2004

Pai de tudo

Morreu George Pake, o fundador do Palo Alto Research Center (PARC), laboratório da Xerox de onde saiu quase tudo o que é bom em computador: rede Ethernet, interface gráfica, mouse, impressora laser, linguagem PostScript.

sábado, 6 de março de 2004

Virus War

Uhúúúú! Guerra de virusmakers! A mídia cobrindo como se fosse um paredão do Big Brother! E agora, pra quem eu torço? Netsky? Mydoom? Beagle? Qual será o virus bonzinho? Quem será aliminado pelo seu aintivirus preferido?

Teoria da conspiração

É impressão minha, ou a Microsoft acaba de abocanhar um pedaço do GNU/Linux?
"A Microsoft comprou uma licença para explorar parte da propriedade intelectual da SCO, para garantir a interoperabilidade e a compensação de nossos clientes. Os detalhes desse acordo foram amplamente divulgados e esta é a única relação financeira entre a Microsoft e a SCO".
Não, não. É impressão minha...

quarta-feira, 3 de março de 2004

A guerra dos buscadores:

Deu na WiredNews:
"A Yahoo está adotando um novo sistema de indexação para páginas da Web que vai cobrar das empresas para incluir mais material que ainda não esteja listado em seu motor de busca. A decisão da empresa é o primeiro golpe do duelo que começa entre ela e a Google, sua antiga aliada".
Que gênio de internet-marketing imagina sucesso para um mecanismo de busca que apresenta respostas pagas?

E o voto vai para...

"Votação eletrônica revela falhas nos EUA". Engraçado, por aqui as urnas problemáticas foram uma pequeníssima parte do total. Porque eles não pediram ajuda para quem entende de votação por mídia digital? Alías, podiam se espelhar no Brasil também no sistema político. Lá, como se sabe, as pessoas não votam diretamente para presidente... e quem assume é o cara que teve menos votos.

Javaitarde

Está na versão beta o plugin da linguagem Rebol para Internet Explorer, e em breve haverá plugins para Mozilla/Opera. Humilha a linguagem Java. Deixa no chinelo. Você não precisa descarregar 30 megabytes de lixo: bastam menos de 400kB para fazer a mesma coisa, só que muito mais rápido e na linguagem mais elegante que existe (depois de Forth e Logo, claro... :).

Eu gosto de Opera, e daí?

Coisas que eu gosto no opera Browser:
  1. Mouse gestures: controla a navegação com gestos de mouse
  2. Side bar cheio de recursos: melhor gerenciador de bookmarks, bloco de notas etc.
  3. Pula pro endereço http selecionado no texto da página

segunda-feira, 1 de março de 2004

Alô alô

Interessante serviço de voz sobre IP (VoIP), ou 'telefone pela internet": Freeworld Dialup. O programa gratuito parece uma boa para quem tem banda larga. Já tem mais de 2000 brasileiros assinantes. É claro que as teles proibem expressamente que se use banda larga para VoIP.