- Baixei e instalei o Scribus.
- Baixei os arquivos do MySQLdb, o módulos Python 2.4 para acessar MySQL.
- Descomprimi dentro desta pasta do Scribus: \lib\site-packages\.
- Pronto. Reiniciei o Scribus para acessar banco de dados do WordPress ou de qualquer outro gerenciador de conteúdo ou blog.
Carregando o módulo para acessar MySQL
Se as instalações estiverem corretas, é possível controlar o banco de dados pelo console do Scripter Scribus, que nada mais é do que um console Python. Abri o console pelo menu "Script > Mostrar console". Digitei o código:Import MySQLdb
E usei a tecla F9 pra rodar este pedaço de programa. Não houve mensagem de erro, mas sei que tudo correu bem porque não aconteceu nada na tela de retorno do console Python. O que indica que foram carregadas sem problemas as bibliotecas para o Python acessar o MySQL.
Para receber mais informações sobre o módulo MySQLdb, digitei help("MySQLdb"), selecionei só este trecho e usei a tecla F9. O interpretador Python executou somente este trecho selecionado. No caso, o comando help listou a documentação completa do módulo.
Usando o MySQLdb
Eu tenho um servidor WAMP rodando com um "espelho" do meu site com Moodle, WordPress, osCommerce. Portanto, tenho um banco de dados MySQL com a cópia do conteúdo de meu site. Eu posso acessar esse banco de dados e editá-lo pelo OpenOffice Base. Ou posso acessar pelo Scribus e usar o texto para diagramar o jornal de papel. Isso é feito através da linguagem script do Scribus.
Uso código Python como este:
db=MySQLdb.connect(host="localhost", user="root", passwd="********", db="wordpress_database") cursor=db.cursor() cursor.execute("select * from wp_posts") # Pega o total de linhas da tabela numrows = int(cursor.rowcount) # Pega e mostra uma linha por vez for x in range(0,numrows): row = cursor.fetchone() print row[0], "-->", row[1]
Isto imprimiu duas colunas de números no console. Não serviu para nada, apenas para eu ver que funciona a conexão Scribus-MySQL.
Então, vi que um script Scribus pode acessar um banco de dados MySQL e pegar material, textos, links de imagens, e montar páginas "sozinho"! Pode até gerar o PDF.Agora, todo um mundo novo à frente!
Eu já imagino um sistema editorial montados em um CMS que já é o próprio site do veículo. O diagramador faz uma consulta no Scribus, e o script já puxa as matérias e entrega pré-diagramadas. Cada página é montada on the fly apenas para visualização ou é montada definitivamente, depois que esgotou o prazo de fechamento.
O departamento comercial de um veículo pode usar um blog para recepção de anúncios destacados e classificados. Scripts da diagramação lêem as informações de anúncios diretamente do banco de dados do comercial. Tudo em tempo real.
Um comentário:
Oi estou querendo fazer um sistema parecido, mas que o diagramador nao precise fazer nenhum tipo de ajuste, vc acha isto possivel.
Postar um comentário