domingo, 17 de abril de 2005

Soluções à procura de problemas

Tenho que aprender Python para programar o Scribus, programa de editoração eletrônica para Linux que está ficando muito bom. Assim como o PageMaker, o Scribus tem uma linguagem script que permite a manipulação dos elementos gráficos e de praticamente qualquer aspecto do programa. Por exemplo, fiz um script que pede ao usuário que escolha um arquivo de texto, uma foto, e monta a matéria automaticamente na página de um jornal.

Mas Python não chega a ser muito boa. Tem algumas coisas legaizinhas, como abolir ";" e "$". É melhor do que absurdos como Java, mas fica longe da elegância da linguagem Rebol , por exemplo (a melhor linguagem para internet, no momento), ou Logo, ou Forth, ou até PostScript.

O pior é o sistema de indentação: para evitar o problema menor de programadores que esquecem de fechar rotinas, funções e estruturas com pares de "[ ]" ou "{ }" ou "( )", Python inventou um sistema de intentação supostamente à prova de programadores esquecidos. Só que as indentação não podem ser feitas misturando-se TAB com espaços. Ou você usa espaços, ou você usa TABs. Em vez de um separador visível, usa muitos invisíveis, o que acaba gerando mais problemas do que o esquecimento de um separador. É a típica solução para problema que não existia.

Um comentário:

Franco disse...

Não entendo muito de diagramação (não é minha área) mas, aos trancos e barrancos, vou tentando aprender algo no Scribus para fazer alguma publicação eletrônica simples mesmo, somente para divulgação de alguns temas relevantes. O problema ainda é conseguir material de ajuda para este software. A propósito, sua página apresenta dicas 'supimpas' que são entendidas até mesmo por um usuário leigo, como eu, e é um dos poucos lugares onde pode-se conseguir informações sobre dtp e, principalmente, Scribus.
Também já tentei programar em Python, mas sou um zero à esquerda em lógica de programação. Espero ler dicas suas sobre o uso de scripts no Scribus! Portanto, desejo-lhe um ótimo aprendizado! (não sou nem um pouco interesseiro, hein?! rsssss)