domingo, 22 de abril de 2007

Mini-leitor de SD

A oferta do Submarino parece bem tentadora: mini-leitor de cartão SD mais um cartão Dane-Elec de 1 gibibyte.

Uma das vantagens deste tipo de pen drive sobre os tradicionais é que pode-se trocar de cartão SD, aumentando a versatilidade do equipamento e sua vida útil. Pode-se usá-lo para descarregar fotos ou vídeos de câmeras fotográficas, que em geral dispõem de interface USB 1.1 (só até 800 kibibytes/s de transferência).

Ou também para se carregar músicas mais rapidamente para mp3 players com USB lentas, como meu Lexar LDP-600.

Teoricamente, dependendo do cartão, estes leitores têm uma velocidade de gravação de 1500 KiB/s a 5000 KiB/s.

Este equipamento também é encontrado no Mercado Livre a preços que variam de R$16,00 a R$ 30,00. Mas cuidado: eu me dei mal comprando do vendedor Niponet. O leitor apresentou gravação ridiculamente baixa em Windows XP com cartões Toshiba SD-M01G e SD-M02G: menos de 120 KiB/s, menor que 1x. A leitura foi boa, 9800 MiB/s. O vendedor Niponet, depois de muitos emails não respondidos, não soube me explicar se o leitor era defeituoso ou incompatível com Toshiba. Disse que o fabricante "não se responsabiliza por incompatibilidades". Queria que eu remetesse de volta o leitor para verificar defeito. Mas o Niponet não tinha estes cartões SD Toshiba para testar. Como ele saberia se era defeito ou incompatibilidade?

Sem os cartões, ele poderia chegar à conclusão que o produto não era defeituoso ou incompatível, e eu acabaria morrendo em mais 18 reais de Correios. Ele poderia me enviar outro cartão, já que o produto é barato, mas eu correria o risco de ficar com o mesmo modelo incompatível. Insisti para que ele dissesse se tinha os cartões. Não respondeu.

Não enviei o leitor, e o vendedor gentilmente me negativou no Mercado Livre. Me avaliou negativamente e disse que a negociação não foi efetivada porque eu fiquei com um cartão defeituoso ou incompatível que ele me vendeu e pelo qual paguei. Guardem o nome: Niponet.

Nenhum comentário: