segunda-feira, 7 de maio de 2007

Custo de energia elétrica Brasil x EUA

Energia elétrica é o "combustível" das tecnologias digitais de comunicação. Você sabia que a energia elétrica no Brasil -- o país das hidrelétricas -- custa mais de 40 centavos de real por quilowatt-hora (22 centavos de dólar) e nos EUA (New Orleans, p. ex.) custa 18 centavos de real (10 centavos de dólar) o kW-h? A paridade do poder de compra (PPC) do Brasil é de cerca de 1,6. Esses 22 centavos de dólar por kilowatt-hora equivalem a 35 dólares nos EUA. Ou seja: nossa energia elétrica é três vezes mais cara que a dos Estados Unidos.

3 comentários:

Anônimo disse...

As tarifas médias por quilowatt-hora são acompanhadas pela ANEEL e podem ser encontradas em http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=98&idPerfil=2

Anônimo disse...

É realmente um descaso! Como se já não fosse o cartão de crédito,a arrecadação de imposto, o combústivel, o automóvel, e agora a energia elétrica!!!
Ser brasileiro tá cada vez mais dificil!
... e tem gente ainda que sobrevive com menos do que um salário mínimo.
Um absurdo!

Anônimo disse...

O governo brasileiro vai pagar muito caro pela sua ganância desenfreada, vejam porque:

Um fator preponderante para a maior massificação da energia solar no Brasil daqui há cinco anos (quando o investimento passar a se pagar em 3 anos),será o preço abusivo das tarifas praticada aqui, em comparação a outros países.